Saúde é um estado de completo bem-estar físico, mental e social, e não apenas a ausência de doenças.
Os desportistas, os atletas, são, em princípio, pessoas saudáveis ou que procuram melhorar a saúde, praticando um tipo de actividade desportiva do seu agrado e condicionada às possibilidades e características pessoais. São indivíduos na fase final do longo período de crescimento próprio da espécie humana, ou, mais geralmente, já adultos, mas em fase pouco adiantada deste período da vida, em que o organismo, terminadas as funções metabólicas que correspondem à formação equilibrada de todo o corpo humano, dispõe de condições óptimas para obter dos seus sistemas funcionais o máximo de rendimento energético em termos de produtividade/eficiência, tendo em conta a capacidade e potencialidade de melhoria do seu sistema muscular e de coordenação do sistema nervoso e endócrino, que controla o funcionamento de todos os
A possibilidade de adaptar a alimentação – única fonte de energia do organismo humano – a esta capacidade de utilização da energia pelo sistema muscular com um máximo de rendimento, isto é, ao funcionamento, o mais perfeito possível, do organismo do desportista, constitui um objectivo fácil de compreender, mas muito difícil de atingir, dada a complexidade dos mecanismo químicos, bioquímicos e fisiológicos – e correspondentes funções orgânicas – que constituem a transformação da energia dos alimentos em energia de trabalho com o máximo aproveitamento. (...)
Um bom nível de saúde física, psíquica e emocional, é um objectivo prioritário a atingir na vida de cada indivíduo.
Substâncias inorgânicas
Substâncias inorgânicas são todas aquelas que não são orgânicas.
Água:é uma substância química composta de hidrogénio e oxigénio, sendo essencial para todas as formas conhecidas de vida.A água é uma substância essencial à nossa vida.
Ferro- atua na formação da hemoglobina (pigmento do glóbulo vermelho que transporta o oxigênio dos pulmões para os tecidos).
Substâncias orgânicas
As moléculas orgânicas naturais são as sintetizadas pelos seres vivos e denominadas biomoléculas. Os açúcares, as proteínas e os lipídios são substâncias orgânicas encontradas nos tecidos vivos. Glicose, sacarose, frutose, lactose, por exemplo, são substâncias empregadas pela indústria alimentícia na fabricação de balas, bombons, biscoitos, bolos. Elas são açúcares e também são empregadas pela indústria farmacêutica.
Diariamente consumimos produtos derivados do leite, um alimento essencialmente orgânico. A indústria de cosméticos também usa substâncias orgânicas de origem animal e vegetal na fabricação de xampus, óleos, loções, cremes, sabonetes, etc. Na composição desses produtos também entram compostos orgânicos sintéticos, como acontece com os detergentes, os pigmentos aromatizantes, etc. As refinarias de petróleo fabricam diversos produtos utilizados pelo homem em sua vida diária e que também alimentam outras indústrias.
Nenhum comentário:
Postar um comentário